quarta-feira, 28 de março de 2012

Galette de alho francês

Adaptado de  gourmets {amadores}
Passo 1: Ingredientes

150 g farinha
50 gr de muesli torrado e ralado
100 g manteiga fria aos cubos
2 colheres de sopa água gelada
1 ovo ligeiramente batido
3 alhos franceses médios, fatiados (se forem tenros, use também a parte verde)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda 
1 colher de sopa de sementes de sésamo
2-3 colheres de sopa de vinho branco 
25 g de muesli ralado
2 colheres de sopa de cebolinho picado
2 colheres de sopa de natas
1 gema batida com um pouco de água, para pincelar

Passo 2: Preparação da massa


Coloque a farinha com uma boa pitada de sal e misture. Junte o muesli a manteiga e com a ajuda de uma bateira misture até se parecer com grandes migalhas de pão. Adicione o ovo e 1 ou 2 colheres de sopa de água gelada, ou mais se necessário. Pressione novamente o botão até a massa começar a formar uma bola. Coloque sobre uma superfície enfarinhada e, sem amassar, pressione a massa para esta formar um disco. Cubra com película e refrigere por meia hora.

Passo 3: Preparação do recheio

Aqueça o azeite numa frigideira grande e junte o alho francês. Mexa por 2 minutos ou até o alho francês começara a cozinhar. Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar em lume médio. Junte a mostarda e deixe misturar bem os sabores (2 minutos). Retire do lume, acrescente o cebolinho o muesli e as sementes. Mexa bem para que fiquem bem distribuídas. Envolva as natas. Reserve para arrefecer ligeiramente.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Retire a massa do frigorífico e estenda a massa sobre o papel vegetal. Disponha o recheio sobre a massa, deixando a toda a volta um rebordo com 5-7 cm. Vá dobrando sobre o recheio o excesso de massa, fazendo pequenas pregas para fechar. Não tem importância se tiver uma espessura diferente. Deve ficar com uma tarte aberta ao meio. Pincele com o ovo e leve ao forno por 25-30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...