A mais saborosa que já fiz, com todos os ingredientes a encaixarem, um sabor perfeito, simplesmente divinal.
Passo 1: Ingredientes
4 maçãs pequenas
2 cl de chá de canela
raspas de 1 limão
sumo de 1 limão pequeno
1 cl de chã de mel
½ chávena de sumo natural
2 cl de chá de doce (laranja, melão...)
Massa philo 150 gr
2 cl de sopa de manteiga
Passo 2: Preparação das maçãs
Num recipiente misture a canela com as raspas de limão e reserve.
Descasque as maçãs e com um aparelho próprio retire a parte central. As maças vão ser recheadas e para que o recheio não transborde, volte a encaixar a base de cada maçã.
Regue o interior com sumo de limão e esfregue as maçãs com o limão para não oxidarem.
Coloque as maçãs numa assadeira e polvilhe o interior de cada uma com a mistura de canela e raspas de limão e recheie cada uma das maçãs com um doce que tiver, de preferência com travo amargo (eu usei de melão). Neste passo pode ser criativo, usar uvas passas, amêndoas, coco, nozes hidratadas com vinho do Porto, etc.
Noutro recipiente misture o sumo de um limão, com 1 cl de chã de mel e ½ chávena de sumo natural, (usei sumo de melão com hortelã) preparado na altura e regue as maçãs.
Polvilhe as maçãs com o que restou da mistura de canela com as raspas de limão e leve ao forno durante 15 minutos.
Passo 3: Preparação das Trouxas de Maçã
Abra a massa philo sobre uma superfície limpa. Recorte quadrados de 15 cm e pincele o centro do quadrado com manteiga (derretida). Coloque outro quadrado por cima sem alinhar as pontas e volte a pincelar o quadrado com manteiga. Repita o processo pelo menos mais 2 vezes. Eu usei 4 folhas sobrepostas, mas se as folhas forem demasiado finas é aconselhava usar pelo menos 6 folhas. Faça o mesmo para cada uma das maçãs.
Polvilhe o folhado com canela e coloque a maçã no centro de cada quadrado. Junte as pontas da massa formando uma trouxa.
Transfira as trouxas para uma assadeira forrada com papel vegetal e leve ao forno a 150ºC até a massa ficar dourada. Para servir regue com o molho quando levou as maçãs a assarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário