domingo, 30 de setembro de 2012

Puré de batata e couve-flor

Passo 1: Ingredientes

1/2 couve-flor grande partida em bocadinhos
2 batatas com casca, cortadas em quartos
3/4 copo de leite
Sal, gengibre em pó e noz moscada
1 colher de sopa de manteiga
cebolinho picado qb

Passo 2: Preparação

Leve as batatas com casca e coloque a cozer com sal.
Acrescente a couve-flor na mesma água, por cima para que coza a vapor.
Retire da água, escorra e esmague tudo (com a varinha), acrescente o cebolinho, a manteiga, o leite, o gengibre e noz moscada, vá mexendo e envolvendo até ficar fofo. 

sábado, 29 de setembro de 2012

Hambúrgueres de batata doce e atum


Adaptado de Mafalda Pinto Leite
Passo 1: Ingredientes

500 g de batata-doce descascada
Azeite
2 alhos franceses picados
2 dentes de alho picados
2 latas de atum esfarelado
1 ovo batido
1 chávena de pão integral ralado de fresco
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de farinha sem fermento
3 colheres de chá de sementes de sésamo
400 gr de grelos


Passo 2: Preparação

Corte a batata-doce em pedaços pequenos e coza em água temperada com sal até ficar tenra. Escorra. Transfira para uma tigela e esmague com um garfo. Deixe arrefecer ligeiramente.

Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa frigideira pequena em lume médio. Adicione o alho francês e o alho. Cozinhe, mexendo, por 2 minutos ou até estar mole. Adicione a batata-doce e misture. Acrescente o atum, o ovo, o pão ralado e a salsa à mistura. Mexa bem. Divida a mistura em 12 porções iguais e forme hambúrgueres de 1,5 cm de espessura. 

Misture a farinha e as sementes de sésamo num prato. Passe os hambúrgueres pela mistura de farinha e sacuda o excesso.  Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande em lume médio até estar quente. Cozinhe, em partes, por 4 a 5 minutos de cada lado ou até estarem dourados e quentes por dentro. 
Sirva com grelos salteados.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gelado de bolacha de chocolate


Passo 1: Ingredientes

1 lata de leite condensado 
2 pacotes de natas 
250 grs de bolachas de chocolate trituradas

Passo 2: Preparação

Trituram-se as bolachas.
Batem-se as natas frias, junta-se o leite condensado e mistura-se. De seguida, junta-se as bolachas trituradas e mistura-se muito bem. Leva-se ao congelador pelo menos 2h antes de servir.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A janela


Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto do hospital. Um deles podia sentar-se na cama durante uma hora todas as tardes, para drenar o líquido dos pulmões. A sua cama estava junto da única janela do quarto. Já o outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas.
Os homens conversavam horas a fio.
Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado as férias... 

E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela.

O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a actividade e cor do mundo do lado de fora da janela.

"A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem e uma ténue vista da silhueta da cidade podia ser vislumbrada no horizonte."

Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os olhos e imaginava as pitorescas cenas.
Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar. Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a retratava através de palavras bastante descritivas.
Passaram-se dias e semanas, contudo, uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto e encontrou o corpo sem vida do homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. Muito triste chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.
Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca. Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.
Lentamente e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela que dava, afinal, para uma parede de tijolo!
O homem perguntou a enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.
A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede.
"Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem."

Apesar dos nossos próprios problemas, há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes.


Revista Cruzada Abril 2012
www.apostoladodaoracao.pt

domingo, 9 de setembro de 2012

Risotto de camarão e courgette

Original: Receitas da Barida

Passo 1: Ingredientes

100 gr de camarão cozido
200 gr de miolo de camarão
400 gr de arroz para risotto
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 courgette fatiada 
1 fio de azeite
Salsa, piripiri
2 canecas de caldo de cozer o miolo de camarão
Sal grosso q.b.

Passo 2: Preparação

Coza o miolo de camarão em água. Quando estiver cozido junte os camarões já cozidos e reserve juntamente com a água da cozedura.

Leve a cebola e os alhos a alourar no azeite, quando estiver translúcida adicione a courgette e deixe cozinhar. Tempere com sal e especiarias a gosto. Reduza o lume e adicione o arroz, mexa e deixe cozinhar dois minutos. 
Coe um pouco de caldo e vá adicionando ao risotto, o suficiente apenas para não se pegar à panela. Mexa sempre e vá repetindo o processo, adicionando o caldo aos poucos até o risotto ficar cremoso e cozinhado (cerca de 20 minutos). 
A meio do processo adicione o miolo de camarão e envolva-o no risotto. Rectifique os temperos e sirva de imediato. 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Refresco de pêssego, hortelã e especiarias

Adaptado daqui
Passo 1: Ingredientes

1,5 litros de água
1 pedaço de 2 cm de gengibre fresco
1 paus de canela
3 vagens de cardamomo
1 pitada de anis moído
folhas de hortelã menta fresca
1 pêssego grande maduro
gelo q.b.

Passo 2: Preparação

Ferver a água com as especiarias (pressionando as vagens de cardamomo e cortando o gengibre em pedaços) durante 5 minutos.
Retirar do lume e adicionar as folhas de hortelã lavado, deixando infundir durante uns 15 minutos.
Num liquidificador colocar o pêssego partido em pedaços, adicionar um pouco da infusão e ligar o aparelho durante 1-2 minutos. Juntar a restante infusão e misturar bem. Colocar no frio.
Sabe bem se servido bem fresco e com gelo. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...