A beterraba é uma raiz rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de sobressair por ser o vegetal mais doce, destaca-se por ser rico em ferro. Um fonte poderosa vitamina C potencializa uma acção antioxidante.
Indicada no combate à anemia, perda excessiva de líquidos, problemas no baço e fígado, prisão de ventre e outros.
Apesar de todos estes benefícios a beterraba tem um sabor peculiar, à primeira dá vontade de não a voltar a comprar, mas as suas propriedades fizeram-me tentar gostar dela :)
Como-a crua nas saladas com molho azeite/vinagre balsámico. Já experimentei assada no forno e cozida mas não gostei muito, por isso, o que geralmente faço porque o sabor não é dos melhores é pô-la na sopa.
Decidi experimenta-la em sumos, segui uma receita e a verdade é que me forcei a beber o tal "sumo", pensei nas vitaminas e antioxidantes que estava a ingerir, fui-me habituando ao sabor mas com aqueles ingredientes certamente não vou repetir...
Hoje experimentei outra receita, não é um sumo tão apetitoso como os sumos de fruta, mas bebe-se muito bem e o mais importante é que faz muito bem à saúde.
1/2 beterraba
2 maças verdes pequenas (com casca)
1 rodela de pepino sem casca (2,5 cm)
1 rodela de abacaxi (1 cm)
1/3 limão (metade com casca)
1l chã de gengibre
Passo 2: Preparação do sumo
Colocar todos os ingredientes num liquidificador e juntar o chã que achar necessário até obter a consistência desejada.
Pepino - é um diurético natural, rico em potássio, o "mineral da juventude", que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta num rejuvenescimento da epiderme e do rosto. Contêm as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco. A casca é rica em colágeno, nutriente este que fortalece a pele e as unhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário